sexta-feira, 24 de junho de 2011

Manicure x Doenças

É o fim de semana se aproximar e as manicures ficam super requisitadas pela mulherada querendo dar aquele trato nas unhas. Cuidado! Doenças como hepatite C, verrugas, micoses e até mesmo a Aids podem ser transmitidas pelo uso de objetos contaminados, como alicate, lixa de unha e pés, espátula, palito e bacia.


Instrumentos corriqueiros de qualquer salão de beleza, esses utensílios podem ser fonte de transmissão dessas doenças se a esterilização não for realizada de forma correta.
A hepatite C é uma doença viral silenciosa que pode se manifestar anos depois da contaminação. Em casos de complicação, a doença desencadeia alterações no fígado, podendo causar câncer.
As verrugas, também transmitidas por vírus, podem acometer regiões ao redor das unhas das mãos e dos pés. O tratamento pode ser bastante dolorido e demorado, sem contar que as verrugas podem se multiplicar por toda a pele.
Há ainda doenças causadas por fungos, como as conhecidas micoses. As lixas, junto àquelas bacias onde se coloca os pés para amolecer as cutículas, são as principais responsáveis pela transmissão do fungo. A micose pode causar descamação, bolhas e coceiras, geralmente nas plantas dos pés. Mas podem ainda deixar as unhas mais grossas, opacas, além de causarem descolamento.
Para evitar qualquer contaminação a forma mais simples é pedir para sua cliente ter o seu próprio Kit de Manicure. Não é caro! E é a forma mais segura de se evitar a contaminação. Converse com sua cliente e lhe mostre os benefícios de ter seu próprio kit, assim você trabalha de forma segura e não corre o risco de ser responsável por transmissão de doenças.
Perguntas x Respostas com Marcos Martinez, professor de dermatologia de Faculdade de Medicina do ABC


Ao fazer as unhas, quais doenças podem ser transmitidas? - Qualquer uma causada por fungos, bactérias e vírus, como micose, hepatite B e Aids.



Qual sintoma da hepatite? - O principal problema é que a pessoa infectada não costuma manifestar sintomas no início do contágio. Para saber isso é necessário fazer um exame de sangue. A hepatite A costuma desaparecer entre seis e oito semanas. Já os vírus B e C são mais perigosos. Em todos os casos deve-se procurar um infectologista.

Como se contamina? - Ao retirar a cutícula, formam-se microfissuras na pele que permitem a entrada de micro-organismos. Não é necessário machucar nem sangrar para que o vírus da hepatite entre no organismo. Umidade e restos de pele que ficam no alicate, lixas e espátulas podem criar fungos e bactérias.
Como se prevenir? - A prevenção contra hepatite é feita com três doses da vacina, aplicada gratuitamente em manicures e profissionais da Saúde. Contra fungos e bactérias, é preciso esterilizar o alicate após o uso e utilizar lixas e espátulas descartáveis.

Como deve ser feita? - Os únicos equipamentos eficientes de esterilização são estufa e autoclave. Os forninhos de salão de beleza não eliminam todos os micro-organismos. Mas para esterilizar o alicate que só você usa basta lavar com sabão e deixar de molho em água fervente.
Quando devo procurar ajuda? - Se perceber mudança na unha, formato, cor, procure o dermatologista para iniciar tratamento. Se for micose, há medicamentos muito eficientes para isso. É importante cuidar para não transmitir para outros.
fonte: www. dgabc.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...